terça-feira, 9 de outubro de 2007

Porque será que se comunica tanto sobre alimentação?


A alimentação faz parte do quotidiano da Humanidade desde os tempos antigos. Se outrora esta era vista apenas como forma de satisfazer necessidades biológicas, hoje em dia é vista como fonte de prazer, volúpia, elemento socializador e caracterizador de culturas. Vivemos na era em que a alimentação se adapta ao Homem e não o Homem à alimentação. Assim, dado o carácter social da nossa existência, comunicamos sobre alimentação devido a múltiplos factores, no qual realçamos a forte pressão social a que estamos sujeitos por parte dos mass media. Basta pensarmos no nosso simples quotidiano, em que somos invadidos por inúmeros jogos de publicidade (revistas, jornais, televisão…)

Ao mesmo tempo, há uma preocupação e um desejo de obter uma vida mais saudável, como resposta aos padrões de estética “impostos”, bem como uma forma de obter um estado pleno de bem-estar físico e psicológico.

O próprio ritual da refeição está envolto de sentimentos, traduzindo a relação interpessoal dos sujeitos. Podemos também referir que os alimentos, devido às suas propriedades gustativas e funcionais, originam estados de alegria, energia e satisfação que nos fazem preferir ou preteri-los.

Não acreditamos que haja uma resposta que abarque toda a complexidade deste tema, e por isso incitamos o leitor a comentar/complementar este post!!!!

Sem comentários: