terça-feira, 13 de novembro de 2007

Carência de Iodo afecta 80% das grávidas.





“Especialistas consideram venda exclusiva de sal iodado.
João Jácome de Castro, um dos autores do estudo elaborado pelo Grupo de Estudos da Tiróide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo, adiantou que, segundo os resultados preliminares, 80% das mais de 2200 grávidas observadas em 10 maternidades portuguesas tinham valores de iodo abaixo do desejável e 20% valores muito abaixo do normal.

A deficiente ingestão de iodo pode levar ao Hipotiroidismo e a um aumento da hormona hipofisária, que estimula a tiróide (TSH) na tentativa de compensar a diminuição. Estas alterações podem aumentar a tiróide (bócio) e, se o Hipotiroidismo ocorrer durante o desenvolvimento pré-natal ou na infância, pode levar a problemas mentais e de crescimento. O iodo é um elemento que existe em pouca quantidade na natureza e que o organismo necessita para o seu normal funcionamento.

A segunda fase deste estudo já começou no distrito de Lisboa e pretende comparar os dados recolhidos entre as grávidas com os de crianças em idade escolar, a fim de propor às autoridades de saúde eventuais medidas para compensar a falta de iodo.A recomendação do uso de sal iodado foi ratificada pela Organização Mundial da Saúde, UNICEF e pelo Conselho Internacional para o Controle da Deficiência de Iodo.”







* Notícia publicada em http://http://www.spcna.pt/

Sem comentários: